Visita do grupo AEE da escola Simão José Hess

12/07/2020 17:12

Na manhã de sexta-feira, 23 de agosto de 2019, a turma de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola Simão José Hess, na Trindade, visitou a universidade e participou da oficina de construção de telescópios. A turma era composta por alunos de altas habilidades e grande interesse por astronomia, na faixa etária do 5º ano.

Por se tratar de uma turma do inicio do segundo ensino fundamental, foi buscado apresentar uma gama maior de recursos visuais para tornar o entendimento sobre a óptica dos telescópios mais palpável. Os alunos foram instigados a observar a deflexão da luz em um copo d’água com um objeto em seu interior. Também puderam observar as diferentes frequências de onda da luz ao atravessar um prisma, mesmo experimento realizado por Newton, entre outras coisas. Após a explicação, começaram a construir os telescópios com o auxilio dos graduandos, e fizeram observações com os mesmos.

Os telescópios foram posteriormente utilizados pelo grupo na Mostra Cultural da escola que aconteceu no dia 30 de agosto.

Algumas imagens da oficina: