Visita à escola Herondina Medeiros Zeferino

03/10/2018 17:06

O Clube dos Telescópios visitou, no dia 19/09/2018, a escola básica municipal Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses. Participaram da oficina cerca de 25 alunos do sexto ao nono ano integrantes do Projeto de Ensino de Astronomia da professora Roberta Zimmer.

O bolsista Elismar Lösch, estudante de graduação em Física da UFSC, ensinou os princípios básicos de lentes e telescópios. Ele levou um conjunto de materiais para que os alunos montassem, em grupos de 4 a 5 alunos, 5 lunetas feitas com materiais simples: canos de PVC, garrafas PET, etc. As lentes objetivas (as que vão na parte do telescópio apontada para o céu) eram todas iguais. As lentes oculares (as lentes menores que vão na parte perto do olho) eram todas diferentes, e pudemos ver as diferenças nos telescópios finais!

Neste link está o manual usado pelos alunos no dia da visita à escola.

Algumas fotos da visita:

Integrantes o Clube dos Telescópios da UFSC que foram à visita:

• Elismar Lösch (aluno de graduação em Física e bolsista PROBOLSAS do projeto Clube dos Telescópios da UFSC)
  • Profa. Dra. Natalia Vale Asari (coordenadora do projeto Clube dos Telescópios da UFSC, Departamento de Física)
  • Prof. Dr. Antonio Kanaan (coordenador do projeto De Olho no Céu de Floripa do Observatório UFSC, Departamento de Física)